top of page
O que é exodontia (Extração Dentária)?
A exodontia é o ato cirúrgico que corresponde a uma extração de dente, ou seja, é remover, extrair, “tirar” ou “arrancar” um dente." A extração dentária é uma pequena cirurgia ou operação, referida como um dos procedimentos estomatológicos mais ancestrais de que há registo.
A necessidade de extração de dentes ocorre no adulto com relativa frequência em consequência de diversos problemas dentários. Na criança, nos dentes decíduos ou dente de leite ou temporários a extração de dentes pode também ser necessária em determinadas circunstâncias.
A extração pode ser efetuada em qualquer um dos dentes (incisivo, canino, pré-molar ou molar). Devido a alguns prolemas de erupção o dente do siso ou terceiro molar (superior ou inferior) é um dos dentes, muitas vezes, indicado para exodontia.
Na maior parte das vezes, a extração envolve apenas um único dente, mas em muitos casos podem ser extraídos dois ou mais dentes na mesma consulta cirúrgica sem qualquer contraindicação (exodontia múltipla).
Quando extrair um dente?
Existem várias razões que podem implicar a extração de um dente, sendo a cárie dentária a mais frequente, quando já não seja viável ou compensatório recuperar o dente cariado.
Outras causas que podem levar à extração de um dente incluem:
-
Dente fraturado (“partido ou quebrado”), quer na coroa ou fraturado na raiz. Por vezes ocorre mesmo fratura total da coroa, implicando a exodontia de raiz residual, ou exodontia de resto radicular;
-
Dente com necrose pulpar, caso não resulte ou não se pondere o tratamento endodôntico ou de canal;
-
Dentes desvitalizados com insucesso, e que não se pondere o seu retratamento endodôntico;
-
Dentes com mobilidade muito acentuada (“dentes a abanar”), normalmente consequência de periodontite avançada;
-
Dente do siso, incluso ou semi-incluso (ou outros dentes inclusos), que estejam com sintomatologia ou para prevenir eventuais problemas relacionados.
Extração de Dente Dói?
A cirurgia para extrair um dente não dói, uma vez que este ato é efetuado sob anestesia que hoje em dia é bastante eficaz. Ou seja, o efeito da anestesia permite que a extração do dente se efetue sem doer, apesar da dor ser um sintoma que poder ser tolerado de forma muito diferente de pessoa para pessoa.
Cuidados no pós-operatório
Após a extração de um ou mais dentes deverão ser tomados os devidos cuidados para que a cicatrização ocorra normalmente, evitando complicações que podem culminar numa infecção após a extração de dente (alveolite), provocando dores bastante fortes. Assim, deverão ser tomados os seguintes cuidados após a extração de um dente:
-
Evitar ao máximo a ingestão de alimentos ou bebidas muito quentes, assim como evitar permanecer ao sol ou sob outras fontes de calor;
-
Se possível comer um gelado, de preferência de gelo após a extração; -
Evitar fumar; -
Se possível colocar bolsa de gelo na face por períodos de 15 minutos, principalmente durante as primeiras 24 horas para evitar ou reduzir o inchaço; -
Evitar comer alimentos duros nos primeiros dias; -
Evitar bochechos nas primeiras 24 horas para evitar a destruição do coágulo; -
Após a extração do dente a recuperação é rápida, não sendo necessário qualquer repouso, contudo deve evitar esforços físicos intensos, principalmente no dia da extração, como por exemplo corrida, natação, musculação, entre outros; -
Evitar ficar deitado logo após a cirurgia, e se possível dormir com uma almofada mais alta ou com a cabeceira da cama ligeiramente elevada para evitar um maior sangramento alveolar; -
Tomar devidamente a medicação ou remédio prescrita pelo médico dentista, que pode passar apenas pela toma de analgésicos, de modo a aliviar a dor após extração de dente, mas também por anti-inflamatórios e/ou Antibiótico; -
Manter uma higienização oral mais cuidada, sem descurar minimamente a zona da extração.
Quanto custa extrair um dente? Qual o Preço de Extração Dentária?
Obviamente que o preço de uma extração varia conforme o dentista ou a clínica dentária em questão. O valor também difere entre uma extração dita “simples”, comparativamente a uma extração dita “complexa”. Nesta são efetuados procedimentos complementares, como odontosecção (secção da coroa do dente) ou osteotomia (remoção de osso adjacente), o que acontece com maior frequência nas exodontias de dentes inclusos ou semi-inclusos.
EXTRAÇÃO DENTÁRIA
Agende sua consulta, fale diretamente com o Dr. Filipe Shimodo pelo Whatsapp
bottom of page