A Frenectomia Lingual (remoção do frênulo lingual) e a frenotomia

(pequeno corte e separação do frênulo lingual) são as técnicas mais conhecidas

e podem ser realizadas com anestesia local, principalmente em adultos.

Esses procedimentos geralmente são feitos em ambulatório e conduzido por um

médico ou cirurgião dentista. Eles são indicados para pacientes de qualquer

idade e o tempo médio de recuperação é de​ alguns dias.

Freio labial x Freio lingual

Como o nome já diz, a principal diferença entre os freios é a região em que eles se localizam na cavidade oral. Enquanto o freio labial é encontrado na região vestibular da maxila, entre os incisivos centrais superiores, o freio lingual se localiza da metade da face inferior da língua até o assoalho da boca.

Frenectomia - Indicações

A Cirurgia de Frenectomia Lingual (Cirurgia de freio lingual) é indicada nas seguintes situações:

Frenectomia Lingual:

- Limitação dos movimentos da língua quando o freio é muito curto, inserindo-se muito perto da ponta da língua;
- Alterações da fala (fonética), pelo mesmo motivo;
- Transtornos ou dificuldade na mastigação;
- Lesões traumáticas, resultantes do “roçar” do freio nos incisivos inferiores, devido à grande proximidade entre as duas estruturas.

Como é realizada a Cirurgia de Frenectomia Lingual?

A Cirurgia de Frenectomia é geralmente simples e possível de ser feita através de duas formas distintas, que passamos a descrever:

Cirurgia de Freio Lingual convencional - é realizada com bisturi normal ou convencional, sendo feitas incisões para corte ou secção do freio, no sentido de o remover parcial ou totalmente. Após este procedimento, é efetuada a sutura dos tecidos moles, com pontos reabsorvíveis ou não reabsorvíveis, sendo que estes últimos terão que ser posteriormente removidos (entre 7 a 10 dias).
A, cirurgia de frenectomia, independentemente do método ou técnica cirúrgica utilizada, não implica dor, pois a operação é realizada sob anestesia local e o pós-operatório, por norma, também não implica qualquer sintomatologia relevante.

Frenectomia Lingual - Riscos, Complicações

A Frenectomia é uma cirurgia que apresenta riscos reduzidos, no entanto podem ocorrer algumas complicações pós-operatórias, como por exemplo, dor, pequenas hemorragias ou sangramento excessivo (principalmente na frenectomia lingual), edema, inflamação ou infecção (ainda que raramente), entre outras de menor relevo.

Durante o ato cirúrgico, para além da possibilidade de sangramento excessivo, pode haver um risco de lesão de estruturas vizinhas, (principalmente nos casos de Frenectomia Lingual), se a técnica for executada de forma incorreta.

Por este motivo é fundamental realizar a cirurgia (Frenectomia Lingual ou Frenectomia Labial) com profissional capacitado e experiente, recomendamos o Dr. Filipe Shimodo, referência neste tipo de cirurgia na cidade de São Paulo.

Quanto Custa Frenectomia Lingual? Qual o Preço da Frenectomia?

FRENECTOMIA LINGUAL - PREÇO

Na Frenectomia Lingual, o preço pode variar em função do tipo de freio e técnica ou método considerado.

Apenas o Dentista Especializado pode calcular com exatidão QUANTO CUSTA uma cirurgia de frenectomia, após avaliação clínica em consulta odontológica.

O Preço da Frenectomia Lingual pode variar de dentista para dentista.
Porém o Preço da cirurgia de Frenectomia Lingual não deve ser o fator mais importante para a escolha do Profissional.

Frenectomia Lingual

frenectomia lingual - antes - depois.jpe

CRO. 109314

Agende sua consulta, fale diretamente