top of page

Frenectomia Lingual: Entenda Tudo Sobre Essa Cirurgia

A frenectomia lingual é uma cirurgia realizada para corrigir ou remover o frênulo lingual, que é uma pequena banda de tecido que liga a língua ao assoalho da boca. Essa cirurgia é indicada para pessoas que apresentam problemas com o frenulo lingual curto ou apertado, que pode causar dificuldades na fala, na mastigação e até mesmo na respiração.


Como é feita a Frenectomia Lingual?


A frenectomia lingual é realizada com anestesia local e dura cerca de 15 a 30 minutos. A cirurgia consiste na remoção do tecido do frênulo lingual, deixando a língua mais livre para se mover na boca. A cirurgia pode ser realizada por meio de uma incisão ou com o uso de lasers, dependendo da avaliação do cirurgião.


Quem pode fazer a Frenectomia Lingual?


A frenectomia lingual é indicada para pessoas que apresentam problemas com o frênulo lingual curto ou apertado, que pode causar dificuldades na fala, na mastigação e até mesmo na respiração. Além disso, a cirurgia também é indicada para bebês que nascem com o frênulo lingual curto ou apertado, o que pode causar problemas de sucção e amamentação.


Quais são os resultados da Frenectomia Lingual?


A frenectomia lingual pode ajudar a corrigir problemas com o frênulo lingual curto ou apertado, melhorando a fala, a mastigação e a respiração. Além disso, a cirurgia pode ajudar a melhorar a saúde bucal, já que a língua fica mais livre para se mover na boca e ajudar na higiene bucal.


Efeitos colaterais da Frenectomia Lingual


Como qualquer cirurgia, a frenectomia lingual pode causar alguns efeitos colaterais, como dor e inchaço na região da língua. Esses efeitos são temporários e geralmente desaparecem em poucos dias. No entanto, em alguns casos, pode haver complicações mais graves, como infecções ou reações adversas à anestesia. Por isso, é importante escolher um cirurgião qualificado e confiar somente em clínicas renomadas e com boas referências.


Conclusão


A frenectomia lingual é uma cirurgia realizada para corrigir ou remover o frênulo lingual, que pode causar dificuldades na fala, na mastigação e até mesmo na respiração. A cirurgia é realizada com anestesia local e dura cerca de 15 a 30 minutos. Ela consiste na remoção do tecido do frênulo lingual, deixando a língua mais livre para se mover na boca.


A frenectomia lingual é indicada para pessoas que apresentam problemas com o frênulo lingual curto ou apertado e também para bebês que nascem com o frênulo lingual curto ou apertado. Os resultados da cirurgia são a correção dos problemas com o frênulo lingual e melhoria na fala, mastigação e respiração.


No entanto, como qualquer cirurgia, a frenectomia lingual pode causar alguns efeitos colaterais, como dor e inchaço na região da língua, que são temporários e geralmente desaparecem em poucos dias. É importante escolher um cirurgião qualificado e confiar somente em clínicas renomadas e com boas referências para evitar complicações.


Em resumo, a frenectomia lingual é uma opção para corrigir problemas com o frênulo lingual curto ou apertado e trazer benefícios na fala, mastigação e respiração. Porém, é importante avaliar com cuidado e conversar com um cirurgião antes de decidir por fazer a cirurgia.


Recomendamos o cirurgião dentista, Dr. Filipe Shimodo, especialista em Frenectomia Ligual, para realizar a sua cirurgia. Entre em contato com o Doutor e agende uma avaliação – (11)95362-8847 whatsapp.


Palavras chave: frenectomia, língua presa, anquiloglossia, cirurgia oral, intervenção cirúrgica, língua, fala, alimentação, respiração, língua solta, fenda sublingual, anomalia congênita, dificuldade na amamentação, disfagia, distúrbios de articulação da fala e odontopediatria.

Comentarios


bottom of page